Reciclagem
INTRODUÇÃO
Todos os anos, o Brasil joga no lixo o equivalente a US$ 55 bilhões. Os índices do desperdício são alarmantes: 35% da produção de hortifrutigranjeiros, 33% da construção civil, 20% da produção de grãos, e de 20 a 50% da água não chega aos consumidores.
Os resíduos de construção civil são gerados quer por demolições, obras em processo de renovação, quer por edificações novas, em razão do desperdício de materiais resultante da característica artesanal da construção.
No Brasil são gerados 0,55 ton/ano/habitante de entulho. Estudos sobre os desperdícios na construção civil apontam índices de 20% considerando apenas o entulho – sem considerar a recuperação da geometria. Os valores referem-se à porcentagem da massa de materiais colocada em canteiro.
Os fatores, que determinam esse desperdício, podem ser descritos genericamente como:
• Insuficiência de definição em projetos;
• Ausência de qualidade nos materiais e componentes de construção ofertados ao mercado;
• Ausência de procedimentos e mecanismos de controle na execução, que acabam provocando: perda na estocagem e transporte em canteiro; carência de controle geométrico; ausência de prumo, nivelamento e planicidade na edificação; acréscimo no consumo de materiais para recuperação da geometria.
Entretanto a empresa VJKA Matérias de construção e locação de caçambas tem como objetivo investir em uma mini usina de reciclagem de entulho transformando entulho em pedra, areia, tijolo e telha, uma vez que a reciclagem permite a reutilização de matérias-primas, diminuindo a demanda por mais matéria, diminuindo o consumo energético e protegendo o meio-ambiente de mais dejetos, que levariam até milhões de anos para serem decompostos pela natureza.