gestao
Gestão Ambiental
Gestão Ambiental é um sistema de gestão empresarial que dá ênfase na sustentabilidade. Desta forma, a gestão ambiental visa o uso de práticas e métodos administrativos que reduz ao máximo o impacto ambiental das atividades econômicas nos recursos da natureza.
A gestão ambiental possui caráter multidisciplinar, profissionais dos mais diversos campos podem atuar nessa área, desde que devidamente habilitados. Antigamente existia uma divisão nítida entre os defensores da natureza (ditos ecologistas) e os que pregavam a exploração irrestrita dos recursos naturais.
Com o advento do termo “desenvolvimento sustentável” tornou-se necessária a formação de pessoas com um diferente perfil, profissionais que agregassem a visão ambientalista à exploração “racional” dos recursos naturais, aí surgiram os gestores ambientalistas.
A gestão ambiental visa ordenar as atividades humanas para que estas originem o menor impacto possível sobre o meio. Esta organização vai desde a escolha das melhores técnicas até o cumprimento da legislação e a alocação correta de recursos humanos e financeiros.
Em 31/08/1981 foi sancionada a lei n° 6.938 cujo Art. 1° com fundamento no inciso VI e VII do art. 23 que menciona a competência da União, dos Estados, do Distrito Federal e Municípios sobre “Proteger o meio ambiente e combater a poluição em qualquer de suas formas e preservar as florestas, a fauna e a flora”. No art. 235 da Constituição, estabelece a Política Nacional do Meio Ambiente, sua finalidade e mecanismos de formulação e aplicação, constitui o sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama) e o Cadastro de Defesa Ambiental.
No Art. 2° - A Política Nacional do Meio Ambiente tem por objetivo a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia a vida, visando assegurar, no País, condições ao desenvolvimento sócio-econômico, aos interesses da segurança Nacional e a proteção da dignidade da vida humana.
Pode se concluir que a