Reciclagem de polimeros
A coluna promove o desenvolvimento de populações bacterianas fotossintéticas. A altura da coluna permite o desenvolvimento de uma zona aeróbica à superfície e de regiões microaerofílicas e anóxicas nas camadas subsuperficiais. A coluna é exposta à luz de modo a favorecer o desenvolvimento de várias populações fotossintéticas a diferentes profundidades da camada de sedimento. Em decorrência do crescimento de algas e cianobactérias na superfície aeróbica a porção superior da coluna adquire tipicamente a coloração esverdeada. O crescimento desses microorganismos, os quais realizam a fotossíntese oxigênica, sustém a zona aeróbica onde muitas bactérias aeróbicas heterotróficas e fungos irão se desenvolver. A camada de água imediatamente acima do sedimento apresenta concentrações de oxigênio reduzidas.
Ubiquidade
Os microorganismos são os menores seres vivos existentes. Estão presentes em uma vasta diversidade de ambientes e desempenhado importante papeis na natureza. Em sua maioria fazem parte do ecossistema, onde exercem profundas influencia e equilíbrio biológico e consequentemente, na prevenção da natureza. São encontrados no solo, na água, na superfície interna do organismo animal (pele, boca, estomago, intestino), na superfície externa dos vegetais e em certos casos no interior de seus tecidos. Os microorganismos estão presentes permanente ou transitoriamente. Também encontrados na atmosfera, sem qualquer atividade, pois para que possam se manter em atividade necessitam estar em contato com substrato de onde retiram nutrientes de que necessitam. Quanto mas movimentado e populoso é o ambiente, mas rico em microorganismo será, pendendo ser disseminado pelo movimento do ar.
Assepsia
Assepsia é um conjunto de procedimentos utilizados para impedir a penetração de microrganismos em objetos ou ambientes estéreis ou até mesmo quando se está trabalhando com culturas puras. Esses procedimentos envolvem o uso de ambiente apropriado, meios de