Plano de intervenção
A elaboração do presente Plano de Intervenção é requisito da disciplina “Seminário Temático I” do curso de Serviço Social da Universidade Federal de Pernambuco, ministrada pela docente Helena Lúcia Augusto Chaves. É produto da experiência do estágio curricular que está sendo realizado na Defensoria Pública da União em Pernambuco, e é supervisionado pela Assistente Social Simone Guerra de Castro Medeiros.
As atividades do Serviço Social na Defensoria Pública da União em Pernambuco – DPU/PE tiveram início há alguns meses, em agosto de 2010, com a nomeação da primeira assistente social da Instituição. Portanto, desde então, está em fase de implementação, respaldado na busca pela construção de um projeto profissional compromissado com os anseios ético-políticos da profissão. Tem se empenhado em fazer valer os princípios fundamentais do Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais, como o “Compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população e com o aprimoramento intelectual, na perspectiva da competência profissional”.
O grande desafio posto ao assistente social refere-se à necessidade do desenvolvimento de projetos que dêem materialidade ao trabalho a ser desenvolvido. É imprescindível que o profissional identifique demandas, cuja investigação apurada ofereça subsídios para a definição de estratégias necessárias a uma intervenção competente. Para tanto, é imperativa a utilização de instrumentais que possibilitem a eficácia das ações e a uniformização de procedimentos. Nesse sentido, o Serviço Social da DPU/PE tem desenvolvido ações com objetivo de sistematizar sua atuação neste espaço sócio-ocupacional.
Berenice Rojas Couto (2009), ao versar sobre a importância da formulação de um projeto de trabalho profissional, destaca, como um de seus elementos constitutivos, o conhecimento sobre os cidadãos usuários dos serviços da instituição. Afirma que:
“Para além da instituição, é necessário reconhecer quem são os cidadãos usuários