Logistica - supply chain
Com a análise do atual processo de Compras da Companhia Brasileira de Distibuiçãoa, suas atividades exigidas e com o estudo das novas ferramentas que podem ser aplicadas neste processo foi possível identificar algumas melhorias que podem trazer benefícios para o processo como um todo e, também, facilidades para os envolvidos no mesmo. Desta forma, o conceito lean é tomado como base para a identificação destas ferramentas de otimização de processos, visando a melhoria contínua nas atividades desenvolvidas.
Analisando as atividades do processo de compras, foi observada a tendência e incentivo por parte da empresa em firmar contratos com os fornecedores, os quais devem ser de longo prazo e trazer vantagens como redução do tempo de negociação e redução de custos. Para auxiliar neste processo, os compradores devem buscar reunir as compras de itens, que pertencem a um mesmo ramo de negócios e que, atualmente, são comprados por diversos fornecedores diferentes a fim de reduzir a base de fornecedores ativos, garantindo a redução do tempo de negociações e a redução de custos, além de ser uma oportunidade para identificação de novas possibilidades de contratos.
Para facilitar o intercâmbio entre fornecedores e clientes, já existem tecnologias e sistemas de informações que permitem a transferência de dados de reposição dos estoques e da demanda de produtos, componentes e materiais,