Dispositivo de entrada e saída
É o dispositivo de entrada mais utilizado nos computadores. Ele possui uma série de teclas numéricas, alfabéticas, de pontuação e de controle. Quando você precisa uma tecla, o teclado envia um código eletrônico à CPU, que o interpreta, enviando um sinal para outro periférico que mostra na tela o caractere correspondente. Você já se imaginou sem um teclado?
Mouse
Dispositivo de entrada cujo propósito é facilitar o trabalho na comunicação com o sistema.
Em vez de você ser obrigado a digitar comandos que necessitaria aprender ou decorar, com o mouse você necessita somente de um pouco de coordenação motora para movimentarmos o dispositivo.
Scanner
Dispositivo de entrada que captura imagens, fotos ou desenhos, transferindo-os para arquivos gráficos, o que permite visualizá-los na tela do computador, onde você pode editá-los e depois imprimi-los no papel ou guardá-los em disco.
Já os dispositivos de saída, são utilizados para obter alguma informação, eles
“apresentam” o resultado de uma instrução. Como exemplo: Monitor de vídeo, impressoras, etc.
Vídeo ou monitor de vídeo
Dispositivo de saída que apresenta imagens na tela, incluindo circuitos necessários de suporte interno. Devemos escolher os monitores de vídeo cuidadosamente, pois são um dos maiores causadores de cansaço no trabalho. Eles têm uma qualidade medida por pixels ou pontos. Quanto maior for a densidade desses pontos melhor será a qualidade da imagem.
Impressora
Dispositivo de saída que passa para o papel o que foi desenvolvido no computador, como textos, imagens, relatórios, etc.
Impressora matricial
Utiliza um sistema de impressão por impacto de agulhas contra uma fita sobre um papel. São bem rápidas com qualidade de impressão regular. O preço é baixo e sua velocidade é medida em caracter por segundo. Pode ser colorida ou não.
Muito útil em impressão de formulário em mais de uma via com papel carbono.
Impressora jato de tinta
Funciona com borrifamento de