A importancia do supply chain na cadeia logistica na amazonia
A área de logística em Manaus ainda é um mercado em expansão, apesar dos desafios. Costuma-se dizer que a problemática da região amazônica não é a essa e sim a falta de infra-estrutura para o atendimento da região. Se o estado das rodovias, ferrovias e hidrovias brasileiras é precária ou tem o seu potencial subutilizado, na região norte a situação continua ainda grave. O nosso exemplo disso é a Transamazônica, que deveria construir um sonho para o povo do norte brasileiro, mas é o pesadelo de produtores, empresas privadas e outros afins que dependem dessa estada para escoamento da produção. Outros motivos como altos custos operacionais, problemas para transporte na região, a falta de profissionais treinados para lidar com esses tipos de dificuldades são os principais empecilhos listados por quem trabalha no ramo. A logística é a área de trabalho responsável pela fiscalização das compras de matéria-prima, distribuição e transporte destes materiais para a empresa.
O gerenciamento da cadeia de suprimentos precisa do gestor (Suppluy Chain) sendo este capaz de promover, viabilizar, uma maior fluidez, ser eficiente e eficaz na hora de oferecer ao mercado (região) produto ou serviços de qualificação a nível superior, que satisfaça as necessidades e expectativas de toda cadeia produtiva, buscando novas alternativas para reduzir os problemas e descobrindo novas oportunidades de negócios. Nesse aspecto, a logística passa a ser fundamental para unir fornecedores e clientes em busca de soluções que minimizem custos aumentem a produtividade, a eficiência e a satisfação dos consumidores da região. Nesse enfoque, a logística deixa de ser o problema para se transformar em solução para os problemas estruturais da região norte.
No entanto, dentro desta cadeia, o desafio se dá na parte relacionada ao transporte que depende de inúmeros fatores e é prejudicado essencialmente pelas características geográficas do