aspectos que motivam a reciclagem dos polímeros
Todos os materiais plásticos são recicláveis. A reciclagem dos plásticos é uma solução viável, não só sob o ponto de vista econômico, mas também como forma de preservação do meio ambiente.
A reciclagem de embalagens usadas permite produzir materiais de qualidade, novos objetos ou mesmo novas embalagens, num ciclo praticamente interminável, com ou sem adição de matéria-prima virgem.
Diversos fatores incentivam a reciclagem de polímeros. No entanto, seus principais focos são: a necessidade de poupar e preservar os recursos naturais, minimizar resíduos provenientes de processamentos em relação ao ambiente, proporcionar a integração entre os diversos setores sociais visando à conscientização sobre a responsabilidade sobre os problemas ambientais, produtivos e econômicos. Os sistemas de reciclagem de polímeros são classificados em níveis operacionais, a partir do modo como são gerados e tratados os resíduos sólidos.
São necessários de 100 a 150 anos (aproximadamente) para que os polímeros sejam degradados no ambiente. Por isso a poluição causada pelos polímeros se tornou uma preocupação em escala mundial, além de poluir rios e lagos, polui também o solo de um modo geral.
Os grandes vilões deste século são os materiais poliméricos como as garrafas PET de refrigerantes, que acarretam problemas ambientais pelas características de serem descartáveis. A poluição pelos polímeros poderia ser minimizada com a reciclagem dos plásticos ou o emprego de polímeros biodegradáveis.
A Importância da Reciclagem
O gerenciamento dos resíduos sólidos é prática fundamental nas economias preocupadas com o Desenvolvimento Sustentável, porque leva em conta:
• Usa-se 70% a menos de energia para reciclar plástico do que para fabricar plástico novo.
• A importância da preservação ambiental
• A importância da redução na geração de resíduos
• A saturação dos espaços disponíveis para aterros sanitários.
• O material