Reciclagem de polimeros
Introdução
Atualmente a preocupação com a preservação do meio ambiente é parte integrante da visão de toda empresa ou indústria, seja pela exigência do mercado que está cada vez mais voltado a empresas que tem essa preocupação, ou seja, pela crescente criação de legislações que regulamentam o descarte e a destinação dos resíduos de produção ou mesmo do produto final após o fim de sua vida útil. Baseado nessa crescente perspectiva do mercado, buscamos encontrar uma melhor destinação aos produtos de uma indústria de transformação de polímeros, que apesar de ter uma forte preocupação com o meio ambiente ainda não desenvolveu um programa de recolhimento de seus produtos ao fim de sua vida útil. Precisamos contribuir para preservação do meio ambiente, e também com isso melhorar a imagem da empresa frente a seus consumidores, que estão cada dia mais preocupados com a questão ambiental.
Identificação dos tipos de polímeros
Os plásticos são divididos em duas categorias importantes: termofixos e termoplásticos. A separação adequada dos polímeros é muito importante para assegurar a qualidade dos produtos da reciclagem mecânica (ROMÃO; SPINACÉ & PAOLI, 2009).
Os termofixos, que representam cerca de 20% do total consumido no país, são plásticos que, uma vez moldados por um dos processos usuais de transformação, não podem mais sofrer mais novos ciclos de processamento pois não fundem novamente, o que impede nova moldagem.
Os termoplásticos, mais largamente utilizados, são