Receita Hidromel
Ingredientes:
Mel de Opérculo
Água
Fermento biológico
Sais minerais (só se o mel não for de opérculos)
Primeiro Passo:
Primeiramente faça o Mosto. O Mosto é uma mistura de mel e água. 80% de água e 20% de mel. Após isto, ferva o mosto até formarem espumas na superfície, retire as espumas.Desligue o fogo e deixe o mosto esfriando.
Segundo passo:
Enquanto o Mosto esfria, prepare num pequeno recipiente uma mistura de água, mel e fermento. Utiliza-se 5g de fermento por litro de Mosto. Se o mel não for de Opérculos, pode-se utilizar Pólen para suprir os sais minerais ou sucos de frutas natural em quantias reguladas.
Terceiro passo:
Se o Mosto já estiver morno, acrescente a mistura do pequeno recipiente ao Mosto e misture bem. Não acrescente a mistura com o fermento no mosto muito quente, pois isto "mata" o fermento.
Quarto passo:
Agora vem a parte que da mais trabalho, você deve engarrafar o hidromel e deixá-lo fermentar. O fermento precisa de oxigênio e vai usar primeiro o oxigênio do mosto, depois começará a retirar o oxigênio das moléculas de açúcar. Haverá uma reação química:
C6 H12 O6 = 2CO2 + 2C2 H5 OH
Transformando o açúcar em gás carbônico e álcool.
O CO2 deve sair,e não pode entrar O2, para isso utilize uma válvula. Para fazer a válvula, faça um furo na tampa do recipiente que você usara para a fermentação, agora passe pelo furo da tampa uma pequena mangueira ou utilize um tubo de caneta (aquele que você utilizava como zabaratana na sala de aula),mas certifique-se que não ha furos e vede em volta,pode usar cola quente para vedar, o importante é deixar bem vedado.
Uma das pontas da válvula ficara dentro da garrafa obviamente, a outra deve ser tapada com um algodão, ou pode colocá-la num pote com água e sal, assim sairá gás carbônico e não entrará oxigênio. Feito isso deixe fermentar por uns 8 dias,sempre verifique se o algodão não saiu voando da valvula, pois a pressão é grande, se tiver