Reações quimicas
Uma reação química ocorre quando certas substancias sofrem transformações em relação ao seu estado inicial (reagentes). Para que isso possa acontecer, as ligações entre átomos e moléculas devem ser rompidas e restabelecidas de outa maneira. Como essas ligações podem ser muito fortes, geralmente é necessária energia na forma de calor pra iniciar a reação.
A ocorrência de uma reação química é indicada pelo aparecimento de novas substancias (produtos), diferentes das originais. Quando as substancias reagem, às vezes ocorrem fatos visíveis que confirmam a ocorrência da reação. Dentre eles, podemos destacar: desprendimento de gás e luz, mudança de coloração e cheiro, formação de precipitados, etc.
Liberação de gás:
Ocorre quando os reagentes são substâncias não gasosas e pelo menos um dos produtos é gasoso. Durante a reação química notamos a liberação deste gás pela formação de bolhas.
Mudança de coloração:
Ocorre quando o produto apresenta coloração diferente a dos reagentes. Devemos ter cuidado nesse item, por que se a nova cor observada é resultado de uma combinação das cores dos reagentes, não podemos afirmar que houve uma reação química. O resultado aqui não é conclusivo. O teste só é conclusivo quando a nova cor observada é inesperada, isto é, não pode resultar de indícios das cores dos reagentes então se pode dizer que houve uma reação química.
Formação de precipitado:
Os reagentes são solúveis (dissolvem em água) e pelo menos um dos produtos é insolúvel. Há vários tipos de precipitados que podem ser observados em uma reação. Eles variam de acordo com o tamanho e forma das partículas produzidas. São eles:
Granular: pequenos grãos que se sedimentam com facilidade. Para se ter uma boa identificação, nesse precipitado deve se olhar de baixo para cima.
Finamente dividido: formado por partículas extremamente pequenas. Tem a aparência de um talco, e quando fica em repouso vai sedimentando, isso ocorre para diferenciar de