reações de oxirreduções
2 Mg(s) + O2(g) 2 MgO(s) + energia luminosa
O óxido de magnésio é um oxido básico, ou seja, ao reagir com água forma uma base fraca, o hidróxido de magnésio. A fenolftaleína, indicador ácido-base, identifica os íons hidroxila presentes na solução e então adquire uma coloração rósea.
MgO + H2O Mg(OH)2
2) Reação de oxirredução
Ao ser aquecido, o dicromato de amônio, que apresentava forte coloração laranja, sofreu decomposição, em uma reação violenta, produzindo faíscas dentro do tubo de ensaio, e ao final da reação, o volume do sistema aumentou consideravelmente, sendo produzida uma substância de cor verde, de baixa densidade, e também houve formação de gotículas nas paredes do tubo e liberação de gás. Isso ocorreu devido à decomposição do dicromato de amônio segundo a reação:
(NH4)2CrO7(s) N2(g) + Cr2O3(s) + 4H2O(v).
3) Reação de Oxirredução
O carbonato de amônio sofre decomposição rápida com o aquecimento, ou lentamente, à temperatura ambiente. Inicialmente percebeu-se liberação de vapor até a substância foi totalmente consumida (todo o sólido se transformou em vapor)
A reação de decomposição é representada pela seguinte equação:
(NH4)2CO3 2NH3(g) + CO2(g) + H2O(v)
4) Reação de Oxirredução
Para o sulfato de cobre (II) penta-hidratado, temos que o aquecimento da substância levou a evaporação da água que estava combinada com o sulfato de cobre, desidratando assim o sal. Forma-se assim o sulfato de cobre anidro.
Ao se pingar algumas gotas de água no sal desidratado, este novamente absorve a água e retoma sua coloração azul, formando o hidrato. O hidrato é um cristal constituído de uma substância sólida combinada quimicamente com água numa proporção definida. Podemos ilustrar o processo de desidratação e hidratação conforme as equações abaixo:
CuSO4(s) + 5H2O(l)