Como é a Oxirredução
Professora: Márcia Série: 2ª II
Alunos: Aline Razera Daniel Vitor Baron Késsia Janara Mafra Paulo Gabriel Hort Celva
Oxirredução
As oxirreduções são reações quimicas que transferem elétrons de duas espécies quimicas, onde sempre há perda e ganho de elétrons.
“Oxidação: é a perda de elétrons”.
“Redução: é o ganho de elétrons”.
No caso da perda de elétrons um átomo, ion ou molécula, o repõem imediatamente.
Número de Oxirredução (NOX)
É um numero real da carga (ligação ionica) ou a carga aparente (ligação covalente). Compostos ionicos: designa a carga real”.
Ex: Composto entre sódio e cloro.
Transformando-se
Na + = NOX = +1
O cloro recebe um eletron e transformase em Cl - = NOX = -1 Compostos covalentes: designa a carga aparente.
Ex:água (H₂O).
Eletronegatividade: O > H
O oxigênio atrai dois elétrons sendo um de cada de hidrogênio, então o NOX= -2 e o hidrogênio deixa o oxigênio atrair um elétron então NOX= +1. NOX negativo: é dado ao elemento mais eletronegativo (que atrai com maior intensidade na ligação covalente). NOX positivo: é dado ao elemento menos eletronegativo (que deixa atrais mais elétrons na ligação covalente).
Oxidação
É quando um elemento perde elétrons.
Redução
É quando um elemento ganha elétrons.
Ex:
Obs: As oxidações ou reduções nunca ocorrem isoladas, são fenômenos que acontecemcom dependencia, ou seja, sempre que um ganha outro perde e assim por diante.
Oxidante
É o reagente que tem um elemento que sofre redução, para que o elemento sofra redução é preciso que haja oxidação de um elemento, daí o nome oxidante.
Redutor
É o reagente que tem o elemento que sofre oxidação. Para que o elemento sofra é preciso que haja a redução de um elemento, daí o nome redutor.
Corrosão
O oxigênio presente na atmosfera “ataca” superfícies metálicas dando-se assim a corrosão. Nos metais como o ferro o oxigênio corrói a camada superior do metal,