Celula
Curso: Biomedicina
CITOLOGIA E EMBRIOLOGIA
COMPONENTE: JOSELIA ALVES
GABRIEL
TERESINA – 15 DE MARCO DE 2013
FLUIDEZ DE MEMBRANA CELULAR A membrana é a camada responsável pela manutenção dentro e fora da célula, responsável pela seleção e captação de resíduos que a alimentará. É composta por lipídios, açucares e proteínas também de água. Para um funcionamento normal da célula, essa camada tem função de selecionar o que entra , impedindo que substancia indesejáveis entrem e permitindo eliminação de substancias que se encontram no citoplasma. Essa membrana é estruturada em duas camadas lipídicas, devido a propriedades antipáticas dos fosfolipídios e tem como importante atividade a sua fluidez que é possível devido ao constante movimento dos lipídeos na membrana.
ANOMALIAS NA FLUIDEZ DA MEMBRANA CELULAR:
- A macroglobulinemia é uma perturbação na qual a membrana plasmática produz uma quantidade excessiva de macro globulinas (anticorpos grandes) que se acumulam no sangue. O sintoma principal é fadiga, fraqueza, dor de cabeça, vertigem e coma.
O mieloma múltiplo é um cancro de células plasmáticas no qual um clone de célula plasmática anormal se multiplica, forma tumores na medula óssea e produz grande quantidade de anticorpos anormais que se acumula no sangue ou na urina. O mieloma múltiplo muitas vezes causa dor nos ossos, sobretudo na coluna ou nas costelas, e enfraquece, pelo que se fraturam facilmente.
DOENÇAS QUE SE REFEREM À PERDA DO SISTEMA DE TRANSPORTE DA MEMBRANA
DOENÇA DE HARTNUP – manifestam-se quando uma pessoa herda