Reação de oxi-redução(pilha de limão)
Sumario: 1. Introdução 2. Materiais Utilizados 3. Objetivos 4. Procedimentos 5. Glossário
1. INTRODUÇÃO: Este experimento nos permite estudar as relações entre eletricidade e a química, isto é, vamos ver e testar as reações que ocorrem numa pilha qualquer dando ênfase à pilha de limão. Pilhas são o efeito de reações de oxi-redução capazes de gerar corrente elétrica. Isto ocorre devido ao caráter acido do limão e a partir das diferenças de potenciais elétricos dos metais utilizados, no caso cobre e zinco, gera-se uma corrente elétrica.
2. MATERIAIS UTILIZADOS: Utilizaremos: Limão, chapas de cobre e zinco, fios de cobre, jacarés.
3. OBJETIVOS: O principal objetivo de nosso experimento é demonstrar que é possível gerar energia a partir de materiais simples e que temos em nosso alcance diariamente, possibilitando a iluminação ou acionamento de peças eletrônicas, que necessitam de baixa amperagem para funcionamento.
4. PROCEDIMENTOS: Primeiramente, amaciaremos os limões para liberarem suco que possibilitara a condução de corrente elétrica devido a seu caráter ácido. Introduziremos uma chapa de zinco(cátodo) e cobre(ânodo) após realizaremos a conexão dos jacarés que ligaram os diversos limões com as chapas sempre ligando zinco com cobre. No final utilizaremos do multi-teste para ver a corrente gerada, posteriormente pegamos um led de baixa amperagem que se acendera na ligação das duas extremidades.
5. GLOSSÁRIO:
-ÂNODO: semicela que emite elétrons para o circuito externo, polo negativo da pilha, local em que ocorre o processo de oxidação.
-CÁTODO: semicela que recebe elétrons de circuito externo, polo positivo da pilha, local em que ocorre o processo de redução.
-ELETRODO: superfície metálica(zinco/cobre).
-ELETRÓLITO: solução aquosa dissolvida capaz de conduzir corrente elétrica.
-OXIDAÇÃO: ocorre quando a substância perde elétrons, quando se adiciona oxigênio ou quando perdem