Pilhas ufsc cem
Tubaras
Turma A - Grupo X
EMB5006 – Química Tecnológica 2011/2
CEM/UFSC - Centro de Engenharia da Mobilidade
Universidade Federal de Santa Catarina – Campus Joinville
RESUMO
A pilha é um sistema que converte energia química em energia elétrica através de reações de óxido-redução, sendo que a primeira deverá ser sempre espontânea e sua ddp positiva. Nas pilhas, a reação química que produz a separação de cargas não é reversível. Assim, uma vez esgotados os reagentes dessa reação, as pilhas "acabam" e não podem ser recarregadas.
Palavras-chave: Pilha; Energia Química; Energia Elétrica.
INTRODUÇÃO
A pilha é um dispositivo que converte energia química em energia elétrica, ela possui dois eletrodos que são constituídos geralmente de metais diferentes, no qual ocorrem as reações de oxidação e redução. Na pilha, os elétrons fluem do ânodo (pólo positivo) para o cátodo (pólo negativo), sendo que o sentido da corrente elétrica, freqüentemente utilizado na Física, se dá do cátodo para o ânodo. Energia química é a energia potencial das ligações químicas entre os átomos, e a energia elétrica é a propriedade de um sistema elétrico que permite a realização de trabalho, ou seja, a capacidade de trabalho de uma corrente elétrica, eletricidade. Os objetivos deste trabalho são medir e analisar o funcionamento de uma pilha.
MATERIAIS E EQUIPAMENTOS
* 4 pares de fios condutores com jacarés * 1 LED * 2 pregos zincados * 1 prego de ferro * 3 moedas de cobre * 3 limões * 2 pilhas alcalinas * 1 multímetro e pontas de prova vermelha e preta
PROCEDIMENTOS
Em todos os procedimentos que será utilizado limão este se encontrará a uma temperatura de 25ºC. * Procedimento 1:
Utilizando um limão foi inserido uma moeda de cobre e um prego zincado, interligados por um fio condutor. * Procedimento 2:
Utilizando o mesmo processo do procedimento numero 1, porém com prego de ferro e não zincado. *