eletroquimica
Eletroquímica
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO
(Unb) O elemento químico iodo foi descoberto 1812 pela análise química de algas marinhas. Esse elemento é encontrado naturalmente na composição de sais de iodeto e de sais de iodato. Ele é parte essencial dos hormônios tireoidianos, que desempenham um papel vital na produção de energia nos seres humanos. No mundo, a deficiência de iodo ainda é a principal causa de hipotireoidismo, enfermidade que retarda o metabolismo humano.
Entre outros problemas associados a essa deficiência, está o aumento da glândula tireóide
(bócio, popularmente chamado de papo). O diagnóstico das doenças relacionadas à tireóide pode ser feito por meio do uso de radioisótopos de iodo.
Recentemente, a imprensa noticiou que maioria das marcas de sal comercializadas no Brasil contém uma quantidade de iodo aquém daquela recomendada pela legislação, que é de 40mg de iodo por quilograma de sal. Átomos desse elemento químico podem ser fornecidos à dieta alimentar, por exemplo, pela adição de iodato de potássio (KIOƒ) ao sal de cozinha.
1. Alguns trocadores de calor utilizam tubos de alumínio por meio dos quais passa a água utilizada para a refrigeração. Em algumas indústrias, essa água pode conter sais de cobre. Sabendo que o potencial padrão de redução para o alumínio (Aؤ® para AØ¡) é de -1,66V e, para o cobre (Cu£® para Cu¡), é de +0,34V, julgue os itens a seguir.
(1) A água contendo sais de cobre acarretará a corrosão da tubulação de alumínio do trocador de calor. (2) Na pilha eletroquímica formada, o cobre é o agente redutor.
(3) Se a tubulação do trocador fosse feita de cobre, e a água de refrigeração contivesse sais de alumínio, não haveria formação de pilha eletroquímica entre essas espécies metálicas.
(4) O valor, em módulo, do potencial padrão para a pilha eletroquímica formada é igual a 1,32V.
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO
(Uel) Um estudante recebe quatro frascos, rotulados
como