relatório
RESUMO
A prática teve o objetivo de observar as reações de oxirredução que ocorrem por transferência de elétrons a partir do ânodo, onde há oxidação e perda de elétrons, para o cátodo, onde há redução e ganho de elétrons. O objetivo também era observar a evidência desta transferência através de circuito metálico por onde escoam os elétrons, o que permite o acionamento de acessórios elétricos, no caso um LED de 3 V. A metodologia consistiu em elaborar duas pilhas de limão em série e determinar a diferença de potencial entre ambas, utilizando a pilha elaborada para acender um LED. Outro objetivo foi determinar a diferença de potencial (ddp) de uma pilha alcalina e de duas pilhas ligadas em série e em paralelo, utilizando a pilha alcalina elaborada para acender um LED. Concluímos desta observação que ocorreram reações de oxirredução, mas o potencial gerado só foi suficiente para acender o LED com a utilização de uma pilha alcalina e uma pilha alcalina em série. A transferência de elétrons só foi observada na pilha de limões com o uso do multímetro.
Palavras-chave: oxirredução, acessórios elétricos, pilhas de limão, pilhas alcalinas, circuito metálico, diferença de potencial.
REVISÃO DA LITERATURA
Este experimento baseou-se em GENTIL, V. Corrosão. 5 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2007. E também nas aulas de Corrosão do Prof. Dr. Claudimir A. Carminatti e seus objetivos foram observar as reações de oxirredução ocorridas por transferência de elétrons a partir do ânodo (onde há oxidação e perda de elétrons), para o cátodo, onde há redução e ganho de elétrons. E também comprovar a evidência desta transferência através de circuito metálico por onde escoam os elétrons, permitindo o acionamento de acessórios elétricos(no caso um LED).
MATERIAL E MÉTODOS
Foram utilizados os seguintes materiais: 4 limões, 4 pares de fios condutores com jacarés, 1 LED 3 V, 4 parafusos zincados, 4 moedas, 2 pilhas alcalinas, 1 Multímetro e pontas de prova vermelha