relatorio de quimica
Índice
Introdução ------------------------------------------------- 1
Objetivos --------------------------------------------------- 2
Materiais ---------------------------------------------------- 3
Procedimentos --------------------------------------------- 4
Cálculos e Questões ---------------------------------------- 6
Esquemas ---------------------------------------------------- 8
Conclusões -------------------------------------------------- 11
Referência -------------------------------------------------- 12
Introdução
No cotidiano é muito difícil passar um dia sequer sem entrar em contato com equipamentos eletroeletrônicos, tais como celulares, câmaras fotográficas, filmadoras, brinquedos, relógios, aparelhos de som e outros. Mas, para todos esses equipamentos funcionarem é preciso o uso de pilhas e baterias bem leves e pequenas.
Isso mostra que as pilhas possuem um papel importante na sociedade e que a descoberta das pilhas e o seu desenvolvimento representou um grande avanço tecnológico.
As pilhas são dispositivos capazes de transformar energia química em energia elétrica por meio de reações espontâneas de oxi-redução (em que há transferência de elétrons), assim, geram corrente elétrica, que, por sua vez, é aproveitada para fazer algum equipamento funcionar.
São sempre formadas por dois eletrodos e um eletrólito. O eletrodo positivo é chamado de cátodo e é onde ocorre a reação de redução. Já o eletrodo negativo é o ânodo e é onde ocorre a reação de oxidação. O eletrólito é, também, chamado de ponte salina, que tem por função manter constante a concentração de íons positivos e negativos, durante o funcionamento da pilha. Ela permite que não ocorra o acumulo de íons. Por exemplo, A Pilha de Daniell é composta por um eletrodo negativo (ânodo) que cede elétrons para o eletrodo positivo chamado de cátodo. O ânodo é uma placa de zinco mergulhada em uma solução de sulfato de