Propriedades da agua
Trabalho apresentado à disciplina de Química, turma do 1º ano, período da manhã do Centro Educacional Balão Mágico.
Solicitante: Profº. Bruno Lardião
São Lourenço da Mata
2014
Sumário
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo mostrar a importância da água para a vida de todos os seres vivos e suas propriedades químicas. A água é o componente biológico essencial à manutenção da vida animal e vegetal.
Esta substância compõe proporção de 75 – 85% da estrutura corpórea dos seres vivos. Sua origem pode ser endógena: quando proveem de reações internas, ou exógenas: através da ingestão direta de água ou alimentos. É frequente associar a água apenas à sua forma ou estado líquido, mas a substância também possui um estado sólido, o gelo, e um estado gasoso, designado vapor de água. A água é a molécula mais abundante na superfície da Terra, cobrindo, somente em sua forma líquida, cerca de 71% desta, além de estar presente em abundância na atmosfera terrestre, como vapor, e nos polos, como gelo. Ela é composta de hidrogênio e oxigênio, sendo essencial para todas as formas conhecidas de vida na Terra. No entanto existem organismos que possuem homeostase (equilíbrio interno) submetida às condições sazonais do ecótopo onde estão inseridos, conseguindo sobreviver na ausência de água. A este estado denominamos de anidrobiose, onde todas as reações metabólicas: nutrição, locomoção e reprodução ficam suspensas, em estado latente, aguardando condições propícias para sua expressão.
2. DESENVOLVIMENTO
A molécula de água (H2O) é formada pelo grupamento de dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio. O arranjo destes átomos no espaço, com disposição não linear das ligações (pontes de hidrogênio) estabelece zonas positivas e negativas na molécula garantindo propriedades intrínsecas e fundamentais a vida. Devido