REABILITA O VESTIBULAR NO IDOSO
A fisioterapia vestibular ou reabilitação vestibular é o conjunto de procedimentos de avaliação e tratamento, que tem como objetivo a redução ou eliminação da tontura e a recuperação funcional das disfunções do equilíbrio corporal de origem vestibular, associadas ou não às desordens musculoesqueléticas e/ou de outros sistemas sensoriais. Atua, através de programa de exercícios e/ou manobras corporais, na melhora da função vestibular, bem como na adaptação do corpo e do sistema nervoso às situações de desequilíbrio. O envelhecimento populacional é um processo natural, manifesta-se por um declínio das funções de diversos órgãos que caracteristicamente tende a linear em função do tempo, não se conseguindo definir um ponto exato de transição, como nas demais fases. Tem início relativamente precoce, ao final da segunda década de vida, até que surjam, no final da terceira década, as primeiras alterações funcionais e/ou estruturais atribuídas ao envelhecimento. O envelhecimento compromete a funcionalidade do sistema nervoso central em realizar o processamento dos sinais vestibulares, visuais e proprioceptivos, responsáveis pela manutenção do equilíbrio corporal, bem como diminui a capacidade de modificação dos reflexos adaptativos.
As disfunções do aparelho vestibular assumem particular importância, pois o aumento da idade é diretamente proporcional à presença de múltiplos sintomas otoneurológicos associados, tais como vertigem e tontura, perda auditiva, zumbido, alterações do equilíbrio corporal, distúrbios da marcha e quedas ocasionais, entre outros.
A tontura é considerada um dos sintomas mais comuns em idosos. O indivíduo com sintoma de tontura, habitualmente relata dificuldade de concentração mental, perda de memória e fadiga. A insegurança física gerada pela tontura e pelo desequilíbrio pode conduzir à insegurança psíquica, irritabilidade, perda de autoconfiança, ansiedade, depressão ou pânico. Muitos indivíduos com tontura