PONTE DE MACARRAO
Objetivo do trabalho: Realizar a construção e de uma "ponte de macarrão" a partir de espaguete e cola.
Esse trabalho tem como finalidade relacionar a Ciência, a física e a tecnologia com o cotidiano dos alunos, uma vez que para o projeto se faz necessário os conceitos físicos tais como: 1º Equilíbrio estático de um ponto material; Momento de uma força; Equilíbrio do corpo extenso; Primeira lei de Newton.
Funcionamento: a ponte será colocada entre dois apoios, superando um vão livre de 50 cm. Uma barra atravessará a ponte no seu ponto médio e sustentará o dispositivo em que serão colocados os pesos.
Princípios básicos:
Antes de construirmos a ponte de macarrão devemos entender melhor as principais forças que agem na estrutura de uma ponte. Sendo que a estrutura é a parte ou o conjunto das partes de uma construção que se destina a resistir a cargas.
Tipos de carga em uma estrutura;
Carga permanentes: Toda a vida útil;
Carga acidentais: Eventualmente
Ponte
Ponte é uma construção que permite interligar ao mesmo nível pontos não acessíveis separados por rios, vales, ou outros obstáculos naturais ou artificiais. As pontes são construídas para permitirem a passagem sobre o obstáculo a transpor, de pessoas, automóveis, comboios, canalizações ou condutas de água (aquedutos). Quando é construída sobre um curso de água, o seu tabuleiro é frequentemente situado a altura calculada de forma a possibilitar a passagem de embarcações com segurança sob a sua estrutura.
Quando construída sobre um meio seco costuma-se apelidar de viaduto.
Principais forças:
(os pontos A, E são os pontos de apoio da ponto, enquanto os pontos B, C, e D, são os pontos onde terão a maior concentração de força)
Devido às hipóteses simplificadoras, os elementos de uma treliça, atuam como barras de duas forças. Se uma força tende a alongar o elemento, é chamada de força de tração. Se uma força tende a encurtar o elemento, é chamada de força de compressão.
Tração (fig a)
Os cabos de