ALFABETIZA O DE HOJE
Podemos observar que com toda a modernização na pratica escolar, a grande maioria dos professores estão utilizando um processo de alfabetização diferenciado do método das cartilhas. Apesar de existir escolas que ainda se apoia na cartilha tradicional, cada vez mais os educadores vêm apostando na capacidade do aluno para aprender a ler e escrever, reinventando as velhas ideias de como ensinar o alfabeto, a relação entre letras e sons visando a importância da alfabetização.
Com o tempo o alfabeto foi se enchendo de “entulhos” muitos exercícios e coisas semelhantes, que esta sendo eliminado aos poucos da pratica escolar, ate mesmo o “entulho gramatical” que era estabelecido na primeira serie, sem sido removido para que a escrita e leitura possa ser desenvolvida através da linguagem mundial.
No estado de São Paulo, consegui se introduzir o ciclo-básico nas escolas, juntando a primeira e segunda série, que tinha como objetivo ter, mas dois ciclos, juntando a terceira, quarta e quinta série e outra incluindo sexta, sétima e oitava, para que no final de cada ciclo os alunos passassem por uma avaliação de promoção, porem infelizmente só o primeiro ciclo foi efetivado. Quando este primeiro ciclo foi colocado em pratica apareceram divergências que fizeram muitas pessoas acreditarem que o ciclo seria somente para mudar a estatística de reprovação, uma vez que colocado em pratica o promoção era automática.
Observamos que apesar das divergência foi possível discutir sobre alfabetização e com isso introduzir novos estudos para que a aprendizagem não tenha como objetivo principal as notas que levam os alunos a aprovação mas sim a formação, a educação que esses alunos possam aprimorar ao longo das séries e da vida.