TG ALFABETIZA O DE HOJE
Marilan Constantino de Sousa
Prof.ª.: Mª Aparecida Bigossi Lacerda Faé
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (PED 0471) – Trabalho de Graduação
16/12/2014
RESUMO
Ler, escrever, interpretar são habilidades desenvolvidas para o convívio social. Lemos, escrevemos, interpretamos a todo instante das nossas vidas para interagirmos um com os outros. Tal interação é realizada pela comunicação, seja ela falada, escrita, ouvida, assistida, ou de toque.
O homem no seu processo de evolução do conhecimento, inventou a escrita, uma extensão da sua fala, que permitia sua comunicação mesmo que ele não esteja presente, pois até então a comunicação era realizada através de gestos, do toque, da emissão de som.
A partir de então, hoje nos comunicamos de diversas formas e com vários meios e instrumentos de comunicação.
Então surge a pergunta: como promover o desenvolvimento do aluno contemporâneo nas habilidades de ler, escrever e interpretar?
É preciso conhecer a si mesmo, o aluno, os instrumentos teóricos e práticos do exercício docente. É isto que buscamos neste trabalho. Afinal, é preciso aprender a ser, e continuamente aprender a ser professor alfabetizador.
Vamos observar neste trabalho a história, os contextos, as teorias da Alfabetização e com isto refletir sobre os conceitos e as praticas escolares da alfabetização no contexto social contemporâneo no qual estamos inseridos.
Palavras-Chaves: Alfabetização, Atualidade, Métodos
INTRODUÇÃO
Atualmente a alfabetização é um dos temas mais utilizados em grandes e importantes pesquisas. Novas ideias sobre comportamento dos indivíduos, contribuíram de forma efetiva para que educadores repensassem da Alfabetização. Os