rcnei vol 2
VOL.2
As aprendizagens acontecem nas interações com as outras pessoas e dependem dos recursos que as crianças utilizam, dentre eles destacam-se: Imitação, faz-de-conta, oposição, linguagem, apropriação da imagem corporal.
APRENDIZAGEM
A imitação para a criança é algo importante para que a mesma consiga construir sua identidade, pois ao imitar ela construindo vínculos afetivos com o outro, na interação com o outro ao imitar ela não está simplesmente imitando, mas simbolizando de uma forma de signo trazendo uma apresentação passada e formando de uma forma simbólica uma nova apresentação, sendo assim ela junta o passado com o presente e desta forma constrói sua identidade, pois ao imitar ela está aprendendo com os outros.
A percepção e a compreensão da complementaridade presente nos atos e papéis envolvidos nas interações sociais é um aspecto importante do processo de diferenciação entre o eu e o outro. O exercício da complementaridade está presente, por exemplo, nos jogos de imitação típico das crianças.
No faz-de-conta é que a criança age em função da imagem de personagens que subjetivamente ela cria, vivenciando neste momentos a evocação de sentimentos, emoções, e situações vivenciadas em outras circunstâncias, sendo capaz de imitar e transformar a vida num mundo simbólico que ela cria onde tudo é possível; imitam, imaginam e representam de forma teatral.
No faz-de-conta, as crianças aprendem a agir em função da imagem de uma pessoa, de uma personagem, de um objeto e de situações que não estão imediatamente presentes e perceptíveis para elas no momento e que evocam emoções, sentimentos e significados vivenciados em outras circunstâncias.
A oposição é um dos meios da criança conseguir se diferenciar, se afirmar, construir sua identidade, e ela poder formar sua própria opinião, se diferenciando do outro formando sua identidade singular e própria, como sujeito, como indivíduo com opiniões próprias, desta forma começando a