Seriguela
Seriguela, também conhecida como ciriguela ou ciruela (Spondias purpurea) é o nome de uma árvore da família das anacardiáceas e também de seu fruto. É uma árvore de porte médio, podendo atingir até sete metros. Suas folhas são lisas e compostas, seus troncos retorcidos e suas flores pequenas e brancas. Originária da América Central e da América do Sul, é bastante comum na Região Nordeste do Brasil. A seriguela encontra-se no sul do México, na América Central, nas Antilhas e no Brasil (cerrado e caatinga), do nível de mar até os 1 200 metros de altitude. A região sul do estado do Ceará é, hoje, o maior produtor de seriguela do Brasil.
A ciriguela é bem adaptada a solos pobres e com baixa pluviosidade e apresenta boa resistente ao sol. É uma árvore perene muito produtiva, seus frutos de paladar agradável e único são muito apreciados, porém sua cultura é pouco difundida.
MUDA
O melhor método de proliferação é através de estacas. Podem ser utilizadas estacas dos restos da poda da planta. Devemos escolher galhos médios e maduros com aproximadamente dois centímetros de diâmetro por quarenta a cinquenta centímetros de comprimento, cortando-os, em bisel.
É necessário fazer pequena desfolha nos galhos selecionados para a planta não sentir, perdendo água pela transpiração folhar. As estacas podem ser plantadas em seus locais definitivos, em balaios grandes, em latas de vinte litros, ou ainda, em baldes velhos descartados. Assim que começarem a emitir brotos ou folhas novas, já poderão ser levadas a campo.
A melhor época para o plantio é o período que coincide com a época das chuvas: dezembro a março. A frutificação ocorre geralmente nos meses de outubro a novembro. A colheita entre os meses de dezembro e janeiro.
PLANTIO
Está adaptada a solos fracos e com baixa pluviosidade. Sendo lavoura permanente, e de uso pouco difundido, não há apreciação econômica senão para produção sazonal em pequenas plantações.
O espaçamento de plantio no campo