Estudo do meio
INSTITUTO DE CIENCIAS HUMANAS SOCIAIS
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA
Docente: Débora Pedrotti Mansila
Discente: Roselene Batista Gil
ATIVIDADE DIRIGIDA
Metodologia: Estudo do meio
Local do estudo: em frente á minha casa no bairro onde eu moro, Marechal Rondon
O local e sua complexidade
O local possui árvores favorecendo a arborização da rua, também há nesse espaço duas árvores frutíferas: seriguela e acerola. Porém há nesse local muito mato em volta e muitos lixos o que mostra a degradação do meio ambiente.
Também há nesse espaço, um campo de futebol de areia, porém há muito mato, sujeira em volta. Havia no momento da observação dois gatos deitados na areia.
Debaixo das árvores, no chão havia acumulo de folhas em decomposição, fezes de alguns animais e muitas formigas. Nos troncos das arvores observei que havia muitas lagartas pretas e peludas, insetos não identificados, mas também havia borboletas e passarinhos nos galhos mais altos.
Interação dos seres vivos neste ambiente
A interação dos seres vivos possíveis de serem observados no chão foram primeiramente as formigas que catavam as folhas e faziam seu trajeto para o formigueiro. Já no tronco de algumas árvores a interação dos passarinhos que compartilhavam as lagartas e insetos presentes nos troncos eram bastante, as borboletas voavam em volta do local. Os gatos continuaram deitados no mesmo lugar.
Todos os conteúdos possíveis para se trabalhar em ciências naturais neste local
Cadeia alimentar;
Classificação dos seres vivos;
Podemos trabalhar com as crianças sobre os cultivos de algumas árvores frutíferas como a acerola e a seriguela ali observadas;
Tipos de solo;
Arborização do meio ambiente; A importância da preservação do meio ambiente;
Um bom espaço para o lazer, porém precisa da conscientização das pessoas para não jogar lixo e cuidarem do