Gestão da escola pública: alguns fundamentos e uma proposta Paro,Vitor
Disciplina: Gestão Escolar Edu 275
Professor: Cintia Falcão Brito Aluno: Jamine de Jesus Santos
Gestão da escola pública: alguns fundamentos e uma proposta
Paro,Vitor Henrique.gestão democrática da escoa public. S.Paulo : Àtica,2002.
Sobre o autor Vitor Henrique Paro Possui mestrado em educação pela Usp,doutorado em educação pela Puc-Sp e livre docência em educação pela Usp.Atua na área de educação com ênfase em políticas educacionais e admistração de unidades educativas.
O homem constrói sua especificidade e se constrói enquanto ser histórico á medida que transcende o mundo natural pelo trabalho. Pág107.
O trabalho como mediação para o viver bem.
Qualquer relação de dominação é,pois,negadora da condição humana. Pág107.
Um exemplo dessa dominação pode ser visto no sistema hierárquico atualmente que coloca o poder (autoridade) unicamente nas mãos do diretor.
È preciso que o saber esteja permanentemente sendo passado para as gerações subsequentes. Essa mediação é realizada pela educação entendida como a apropriação do saber historicamente produzido. Pág108.
Educação passa os saberes do homem adiante.
A escola é uma instituição que pode contribuir para a transformação social.
Por sua imprescindibilidade pra a realização histórico-humana, a educação deve ser direito de todos os indivíduos enquanto viabilizadora de sua condição de seres humanos. Pág108.
O homem precisa da educação.
O conceito mais geral de administração como ‘’a utilização racional de recursos para a realização de fins determinados’’. Pág108.
È preciso preliminarmente desmistificar a falácia presente no discurso de educadores e políticos governistas de que já temos escolas para todos (ou quase todos), faltando apenas buscar a qualidade, como se a quantidade pudesse existir no vazio sem referir-se a alguma qualidade. Pág109.
Só se pode ter um bom produto , se garantir um bom processo.
A escola começa a perder a qualidade e produtividade