estudo do meio
Cíntia Gomes de Souza; Cleidiane Carvalho Farias; Eliane Pardim Dias Cardoso; Hugo de Carvalho Pereira; Patrícia Gislene Santos Pereira; Thamara Maria Silva Cardoso
INTRODUÇÃO
A pesquisa a seguir foi realizada com o objetivo de compreender as causas da mobilidade de pessoas do Povoado de Santa Luzia para a cidade de Caetité. Inicialmente foi feita uma abordagem geral da importância do Estudo do Meio para a pesquisa geográfica, evidenciando a necessidade desse instrumento paradesvelar os espaços, além dos aspectos aparentes da paisagem.
O estudo do meio se apresenta como um instrumento de pesquisa que visa a análise do espaço geográfico para além da realidade visível. Como evidencia Lopes e Pontuschka (2009) a realização do Estudo do Meio proporciona um olhar crítico e instiga à investigação sobre a aparente naturalidade dos espaços.
O contato com o espaço a ser analisado provoca o rompimento de pré-conceitos já formados, sendo que a investigação proporciona uma apreensão de aspectos desse espaço além realidade aparente, uma relação afetiva é estabelecida, há uma interação subjetiva com o espaço pesquisado.
O contato direto com o espaço de análise através do Estudo do Meio permite o reconhecimento dos aspectos contraditórios que muitas vezes passam despercebidos devido à naturalização desses aspectos. Essa naturalização dos espaços, para Lopes e Pontuschka (2009, p.189) acontece porque “[...] a vivência irrefletida no cotidiano tende a naturalizar paisagens pelo ocultamento da dinâmica social que as configuram. A aparente ‘normalidade’ dos arranjos sócio-espaciais impede o olhar mais profundo [...]” Portanto o contato direto com o meio, a pesquisa e a investigação são necessários para desvelar a realidade das paisagens e despertar um olhar crítico sobre as contradições sócio-espaciais que não estão abertas à visão das pessoas em geral. Com