Estudo do meio
PROJETO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA PARA ALUNOS DO 4ºANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Estudo do Meio- Cidade de Barueri
Justificativa-
A história de uma cidade pode ser contada por meio das imagens que ela transmite e por meio da ocupação de seus espaços, de suas obras de arte e de sua arquitetura.
No caso deste projeto, as imagens usadas são as fotografias dos principais marcos da cidade de Barueri. A proposta de trabalho é que o professor garanta a interação entre os espaços da cidade e as referências históricas e geograficas. O estudo do meio propiciara o contato direto do aluno com seu meio imediato, exercitando a investigação, intuição através de trabalhos de campo e excursões. Trata-se de um método ativo e interativo por requerer um trabalho interdisciplinar.
OBJETIVO -
O seu objetivo no ensino é o de mobilizar, em primeiro lugar, as sensações e percepções dos alunos no processo de conhecimento para, em seguida, proceder-se à elaboração conceitual.
Considerando que a elaboração conceitual deve ser a preocupação do professor em sala de aula, pode-se pensar na construção de conceitos, a partir dos conhecimentos prévios dos alunos, levando-os à elaboração do conceito científico através de pesquisas em diversas fontes
Conteúdo de História e Geografia a serem estudados, integração disciplinar e embasameto teórico
A interdisciplinaridade normalmente é compreendida como a prática de cruzamento de disciplinas ou de partes do conteúdo disciplinar que eventualmente ofereçam ponto de contato nas atividades letivas, dessa forma as práticas “interdisciplinares” acontece geralmente entre professores cujas disciplinas possuam afinidades e que coincidam na organização dos horários de aulas facilitando a “integração” das mesmas disciplinas (CASCINO, 2000 p.67/68).
De forma geral, contextualização é o ato de vincular o conhecimento à sua origem e à sua aplicação. A ideia de contextualização entrou em pauta com a reforma do ensino médio, a