Raças de Cavalos
Raças Nacionais:
Mangalarga
Raça formada no Brasil com o cruzamento de um cavalo de origem andaluza, trazido por D. João VI cruzado com éguas nacionais também de origem ibérica. Desses cruzamentos surgiram produtos de andamentos de marcha batida porém tendo grande resistência e rusticidade, que foram chamados de Mangalarga. Trazidos para São Paulo, sofreram infusões de sangue Árabe, Anglo-árabe, Puro Sangue Inglês e American Sadle Horse, que imprimiram aos novos produtos a “marcha trotada”, e, foi por essa característica que a raça Mangalarga dividiu-se em duas: Mangalarga em São Paulo e Mangalarga Marchador em Minas Gerais. Cavalo de altura média de 1.55m.; cabeça de perfil reto ou subconvexo; olhos grandes; orelhas médias; pescoço de comprimento médio, musculoso; cernelha não muito destacada; dorso não muito curto; garupa semi obliqua; membros fortes; canelas curtas e quartelas com mediana inclinação que lhe permitem uma marcha trotada sem muita elevaçäo e portanto cômoda.A pelagem predominante é a alazã e castanha, sendo porém admitidas todas as outras. Aptidões :Passeio; enduro; esportes e trabalhos com o gado.
Mangalarga Machador
É considerada a raça mais antiga formada na América Latina, sendo resultado do cruzamento de cavalo Andaluz com éguas nacionais, cujo resultado foi combinado depois com Puro Sangue Inglês, Árabe, Anglo-Árabe e American Saddle Horse para aperfeiçoar suas habilidades para a lida com o gado e para as práticas esportivas, na época, a caça ao veado.
Características
Cavalo de porte médio, bons andamentos, de marcha trotada, dócil, ágil e muito inteligente. Perfil reto, olhos grandes e com expressão inteligente.Cavalo de sela por excelência perfeito para passeios, cavalgadas e trabalho com gado. O plantel brasileiro conta com mais de 180 mil cavalos distribuídos em todo país.
Campolina
Raça formada em Minas Gerais por Cassiano Campolina, a partir do garanhão Monarca, filho de uma égua cruzada