Treinamento e Desenvolvimento
Treinamento e Desenvolvimento funcionam como meios para a manutenção e a atualização do capital humano nas Organizações. Manutenção porque funciona como um elemento de fixação dos seus colaboradores, conservando-os ativos e com a qualidade que a empresa necessita. E, atualização porque garante que não sejam dominados pela “mesmice” profissional em uma sociedade que exige pessoas cada vez mais polivalentes, multifuncionais e detentoras de tecnologias avançadas.
O Treinamento e o Desenvolvimento têm o poder de fomentar o crescimento das Organizações, através do crescimento das pessoas que a integram. E, ao lado dos demais subsistemas componentes da estrutura da área de Recursos Humanos, Treinamento e Desenvolvimento garantem equipes capazes, possibilitando um crescimento ordenado e sistematizado das Organizações.
Para Gubman (GUBMAN, Edward. Talento: desenvolvendo pessoas e estratégias para obter resultados extraordinários / Edward Gubman: Tradução de Ricardo Inojosa. Rio de Janeiro: Campus, 1999), hoje e nos próximos anos, encontrar talentos será cada vez mais difícil e caro em todo o mundo. A verdade é que não se pode implementar nenhuma estratégia nem promover nenhuma mudança a menos que se consiga provocar algum tipo de mudança nas pessoas. Qualquer melhoria que aconteça em uma Organização repousa na decisão das pessoas em fazer algo de uma forma diferente e melhor, em um processo de constante aprendizagem pessoal e organizacional.
Tendo em mente estas futuras dificuldades, algumas Organizações antecipam-se promovendo o desenvolvimento de projetos comunitários de capacitação de pessoas para suprir estas futuras demandas, como é o caso do ensino de informática aos jovens moradores das comunidades circunvizinhas às suas instalações. Este conhecimento, mesmo nos níveis mais operacionais das empresas tornou-se essencial. A inclusão digital ou a democratização da informática como dizem alguns, está ganhando apoios