plano de aula
LABORATÓRIO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA
“… são os professores de Matemática que, ao desafiarem os alunos com atividades estimulantes, provocam neles o interesse sempre redobrado, descobrem motivações insuspeitas, desencadeiam envolvimentos, onde por vezes, professor e alunos aprendem juntos, muito mais do que geometria ou a resolver problemas previstos.”
(Monteiro, 1992:1)
Laboratório para o ensino da Matemática.
PLANO DE AULA
I. JUSTIFICATIVA
Entender as relações entre as diversas grandezas que nos são apresentadas no dia a dia;
Relacioná-las com o estudo de funções, em particular a função do segundograu;
Proporcionar ao educando, construir o seu conhecimento de forma ampla, utilizando-se de novas tecnologias associadas a práticas construtivistas para uma melhor compreensão do seu cotidiano;
Interpretação de gráficos que são amplamente utilizados nos meios de comunicação gerando informação que deve ser trabalhada para se transformar em conhecimento.
II. ENFOQUE PEDAGÓGICO
A linha pedagógica a ser adotada será a construtivista e pós-construtivista, onde o aluno é o elemento chave no processo de construção de conhecimento, pois todas as tarefas serão desenvolvidas a partir da interação professor-aluno e aluno-aluno, e trabalho cooperativo que é um facilitador na construção de novos conhecimentos. O ambiente de trabalho será adaptado com a intenção de torná-lo estimulador para as atividades de matemática, de forma que o aluno seja sempre o centro de todo o trabalho desenvolvido.
O professor neste espaço de trabalho assume o papel de orientador das atividades que serão desenvolvidas pelos alunos dando aos mesmos subsídios para a realização das atividades. Desta maneira aluno e professor irão compartilhar todas as dificuldades surgidas e juntos