Raças de Equideos
Agosto de 2014
Guanambi-BA
RAÇAS DE EQUIDEOS
Equipe:
Agosto de 2014
Guanambi-BA
Brasileiro de Hipismo
Origem
No início da década de 70, após adquirir uma propriedade onde atualmente funciona o Haras Itapuã, o senhor Enio Monte decidiu desenvolver uma raça brasileira destinada à prática de esportes hípicos, o chamado cavalo Brasileiro de Hipismo, ou simplesmente BH.
Enio conta que o que motivou o início do processo de criação, foi que, apesar do Brasil ter o terceiro maior rebanho de equinos do mundo, até então não havia cavalos voltados diretamente ao esporte hípico. “Naquela época, os cavalos de hipismo eram o refugo dos jockeys ou, então, importados da Argentina, Uruguai e Chile”, comenta o idealizador da raça.
A raça dotada de agilidade, força e coragem é o resultado de uma criteriosa seleção praticada no decorrer dos últimos 30 anos. O BH atual foi obtido através do cruzamento das mais consagradas linhagens internacionais com éguas nacionais de ótima morfologia e funcionalidade. Sangues de renomados cavalos como Almé, Landgraf I, Cor de la Bryere, Furioso II, Cottage Son, Grande, Pilatus e Ramsés formam a raça Brasileira de Hipismo, tornando-a forte, flexível, inteligente e com uma perfeita técnica de salto.
Histórico da Raça
Devido ao incremento que vinha tomando a criação do cavalo BH, os criadores se reuniram e fundaram em 1977 a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos de Hipismo - ABCCH, que iniciou o registro genealógico dos animais dessa raça, além de orientar a sua criação, com o objetivo de produzir cavalos que pudessem competir em igualdade de condições e, até mesmo, superar os cavalos de raças já consagradas nos esportes olímpicos.
A formação do cavalo BH começou com o emprego de éguas nacionais, já adaptadas às atividades de hipismo, que foram cobertas por garanhões das melhores raças e linhagens francesas,