Cavalo Friesian
CAVALO FRIESIAN
Curitiba, PR
2013
HISTÓRICO DA RAÇA
O Friesian é um cavalo nativo da Frísia, província do norte dos Países Baixos – Holanda, mais precisamente da Ilha de Frísia.
O Friesian vem de uma origem muito antiga, o primeiro testemunho da raça vem da Roma Antiga quando o Império se expandiu até a costa norte atlântico da Europa. Na época medieval era apreciado pelos cavaleiros pela sua força e capacidade de sustentar com desenvoltura as armaduras medievais e pela velocidade e agilidade com que se movimentava no campo de batalha. Com os cruzamentos Árabe e Andaluz, o Friesian foi utilizado por nobres como elegante cavalo de tração leve e de sela até 1700. Em seguida no século XIX chega a Europa a moda das corrdas de trote e pelo seu trote rápido e alongado, o Friesian é inserido nas competições onde obtém excelente resultado.
A necessidade de se obter um cavalo atlético faz com que os criadores europeus adotassem a seleção de linhagens mais leves, tanto é verdade que a raça correu risco de extinção não somente pela adoção de outras linhas de sangue, mas também pela importação de cavalos trotadores norte americanos. Isso fez com que o cavalo Friesian fosse esquecido rapidamente nas pistas de prova para trotadores.
Para a sorte da raça em 1879 um grupo de criadores Holandeses fundou a “Koninklijke Vereniging Het Friesch Paarden Stambek” destinado a proteer a linha original da raça. Mesmo com todos os esforços para salvar a linhagem mais nobre do Friesian em 1913 restavam apenas três garanhões puros que cobriram as éguas disponíveis na época salvando assim a raça.
Superada a crise da segunda Grande Guerra Mundail em 1954 foi fundada uma nova associação coroada pela Rainha Vitória dando o título de realeza a raça. http://www.cavalofriesian.com.br/ Essa raça carrega uma história de 2.500 anos. Segundo especialistas, sua origem data do ano 500 AC, quando o povo frísio se