Domínios Morfoclimáticos - Pantanal
Os domínios Morfoclimáticos e Fitogeográficos do Brasil foram estabelecidos pelo geógrafo Aziz Ab’ Saber. Ele agrupou os espaços de acordo com características do relevo juntamente com influências climáticas.
Para tal mapeamento,ele considerou a vegetação natural,como se o homem não tivesse interferido.
Os domínios são seis,juntamente com as áreas de transição,que são:Amazônico,Cerrados,Mares de Morros,Caatingas,Araucárias e Pradarias.
Encontrados entre os vários domínios morfoclimáticos brasileiros,as faixas de transições são: as Zonas dos Cocais,a Zona Costeira,o Agreste,o Meio-Norte,as Pradarias,o Pantanal e as Dunas. Espalhadas por todo o território nacional, constituem importantes áreas ambientais e econômicas. Definição: Faixa de transição morfoclimática é uma região geográfica que apresenta uma mistura dos elementos naturais, isto é, a região apresenta-se heterogênea e nela se encontra a diversidade nas formas de relevo,do clima,da vegetação,nos tipos de rios ou dos solos.
Pantanal
O pantanal é uma das principais zonas de transição encontrada no Brasil. Ele é um complexo ambiental de suma importância, pois compreende uma grande diversidade de fauna e flora. Situado em regiões serranas e em terras altas, o pantanal é considerado um grande reservatório de água, devido encontrar-se numa depressão entre várias montanhas. Sua rede fluvial é composta por rios, como: Cuiabá,Taquari,Paraguai,sendo considerados rios perenes.
Como o pantanal passa por duas estações climáticas durante o ano,a seca e as cheias dos rios,essa região detém características e denominações únicas,como:
‘’Cordilheira’’ - que significa áreas mais altas onde não sofrem alagamentos;
‘’Salinas’’ - são regiões deprimidas que se tornam lagoas rasas e salgadas com as cheias dos rios;
‘’Caixas’’ - canais que ligam lagoas,existindo somente durante as inundações;
‘’Vazante’’ - cursos d´aguas existente