Principais Raças de Cavalos no Brasil
Introdução : O cavalo é descendente de uma linha evolutiva com cerca de sessenta milhões de anos, numa linhagem que parece ter se iniciado com um animal primitivo com cerca de 40 cm de altura. De maneira geral, as raças de cavalo são muito semelhantes em sua forma física, possuindo corpos bem proporcionados, ancas possantes e musculosas e pescoços longos que sustentam as cabeças de acentuada com forma triangular.
No Brasil, as primeiras raças de cavalos foram introduzidas em três momentos distintos: a primeira leva veio em 1534, na Vila de São Vicente; a segunda, em Pernambuco, em 1535; a terceira, na Bahia, trazidos por Tomé de Sousa.
Puro Sangue Inglês ou PSI - é um cavalo de criação inglesa, especialmente selecionado para corridas. Os Cavalos dessa raça são hoje conhecido como os mais velozes das raças de equinos. Além de rápido, o Puro Sangue Inglês é corajoso, forte, bem proporcionado e vigoroso, possuindo grande capacidade atlética. É uma raça muitas vezes considerada nervosa e de temperamento difícil. Apresenta um porte de médio para grande, a altura da raça pode variar de 1,62 a 1,67m. A cabeça da raça PSI possui perfil reto ou levemente ondulado, olhos grandes, orelhas médias e narinas elípticas.
Campolina - iniciou-se ao final do século XIX no estado de Minas Gerais por Cassiano Campolina. Durante mais de 70 anos a raça foi aperfeiçoada com o cruzamento de cavalos PSI, Anglo-Normando e Mangalarga Marchador. o padrão oficial da raça, é um cavalo "de porte grande, cabeça seca, perfil sub-convexo para retilíneo, olhar vivo, orelhas médias tendendo para longas, pescoço musculoso e rodado, tendendo para comprido; crinas fartas e sedosas; garupa ampla e longa, suavemente inclinada; anca arredondada, cauda de inserção baixa". Dócil, tem uma beleza característica incontestável e seus movimentos harmoniosos tornam sua montaria nobre e confortável.
O tamanho ideal do cavalo Campolina é de 1,58m para os machos, enquanto