RAÇAS DE ANIMAIS
ZOOTECNIA
PRINCIPAIS RAÇAS DE SUINOS, BUBALINOS E EQUINOS
PRINCIPAIS RAÇAS DO MUNDO
SUÍNOS
BERKSHIRE
Berkshire é uma raça suína, de origem britânica que surgiu entre 1780 a 1850, resultante do cruzamento entre suínos chineses, celtas e napolitanos. Esta raça foi uma das mais conhecidas para a produção de bacon. Os suínos de origem norte-americana são mais longos, altos e delgados quando comparados aos ingleses.
Padrão Racial: Os animais dessa raça pesam entre 70 a 80 kg quando atingem 6 meses de vida; aos 12 meses alcançam de 120 a 150 kg. Já os reprodutores podem chegar aos 250 kg.
Sua pelagem é preta, com pontos brancos nas patas, focinho e na vassoura da cauda. Pequenas manchas na paleta, nas laterais, entre outros locais, são aceitas. Embora não desqualifique, um tom bronzeado sobre o fundo preto é condenável. As malhas brancas variam durante a extensão do corpo do animal, sendo que sua ausência desvaloriza o animal. Sob o fundo preto, são admitidas pequenas manchas avermelhadas. Os pêlos são finos, abundantes, lisos, duros, tolerando frisos apenas na região da nuca. A pele é escura, fina, lisa e sem rugas.
A cabeça dos berkshires é curta, larga e apresenta perfil ultracôncavo, com fronte larga entre as orelhas e os olhos. Seu focinho é curto e largo; os olhos são grandes e afastadas um do outro; as orelhas apresentam tamanho mediano, de textura fina, sendo eretas e levemente inclinadas para frente, principalmente com o avanço da idade. Suas ganachas (bochechas) são cheias, lisas e sem papadas.O pescoço é curto e pouco largo na região dorsal. O corpo é comprido, relativamente largo, profundo e quase cilíndrico. Quando este é curto e compacto, a carcaça é condenada. A linha superior é levemente arqueada, já a inferior apresenta boa sustentação, com laterais direitas e planas. As espáduas são largas e bem afastadas e possuem boa cobertura. O