Razoes e proporçoes
De
Matemática
Sumario
1. Introdução pag. 3 2. Razões pag. 4, 6,7 3. Proporções pag. 7, 8,9 4. Grandezas proporcionais pag. 9, 8,10 5. Conclusão pag. 11 6. Bibliografia pag. 12
Introdução
A matemática é fundamental para nossa compreensão e adaptação no mundo. Dessa forma, consideramos que matemática significa uma forma de entender e explicar as coisas que existem no mundo; para entendê-la precisamos desenvolver sistemas de comparação, classificação, inclusão, correspondência, seriação, ordenação e conservação. Dentre estes sistemas temos a Razão; palavra que vem do latim ratio e significa a divisão ou o quociente entre dois números a e b, sendo a:b ou a/b e lê-se a esta para b .Existem razões inversas e razões iguais. A palavra proporção vem do latim proportione. Ela significa uma relação entre as partes de uma grandeza e consiste em relacionar duas razões dentro de uma igualdade, criando assim um elo entre elas. A proporção é a base para a compreensão de conceitos diversos como fração, porcentagem, densidade, velocidade, dentre outras.
RAZÃO
Razão é uma forma de se realizar a comparação de duas grandezas, no entanto, para isto é necessário que as duas estejam na mesma unidade de medida. A razão entre dois números a e b é obtida dividindo-se a por b. Obviamente b deve ser diferente de zero.
32: 16 é um exemplo de razão cujo valor é 2, isto é, a razão de 32 para 16 é igual a 2.
Chama-se de razão entre dois números racionais a e b, com b ¹ 0, ao quociente entre eles. Indica-se a razão de a para b por a/b ou a : b.
Exemplo 1
Na sala da 6ª B de um colégio há 20 rapazes e 25 moças. Encontre a razão entre o número de rapazes e o número de moças. (lembrando que razão é divisão)
Voltando ao exercício anterior, vamos