Raiz quadrada
O primeiro uso do símbolo da raiz quadrada remonta ao século XVI. Pensa-se que a sua origem está na letra r minúscula, primeira letra de radix (em latim, raíz). Pode também ser uma operação geométrica - a partir de um segmento de recta dado determinar um outro cujo comprimento seja igual à raíz quadrada do inicial[2] .
Meios de calcular a Raiz quadradaEditar
As dificuldades de computar raízes quadradas usando-se números romanos e a notação romana para frações levou Vitrúvio a a declarar que extrair a raiz quadrada de 200 não pode ser feito por números [3] .
Calculadoras
As calculadoras portáteis tipicamente implementam boas rotinas, tais como o método de Newton (frequentemente com uma estimativa inicial igual a 1), para computar a raiz quadrada de um número real positivo.[4] [5] Ao computar raízes quadradas com tábuas de logaritmos ou réguas de cálculo, pode-se explorar a identidade
Método babilônico
Um algoritmo frequentemente usado para aproximar é conhecido como "método babilônico" (porque, especula-se, este era o método usado na Matemática Babilônica para calcular a raiz quadrada[6] , e é o mesmo obtido ao aplicar-se o Método de Newton à equação Para se encontrar a raiz quadrada de um número real n, processa-se como a seguir:
Inicie com um número positivo arbitrário r (preferencialmente próximo da raiz);
Substitua r pela média de r e
Repita o segundo