ATPS calorimetria e hidrostatica
Com o desenvolvimento de novas tecnologias, o engenheiro deve manter-se atualizado constantemente, tanto nos princípios da física e da química, quanto na compreensão dessas tecnologias e sua correta utilização. Um exemplo desta necessidade é o desenvolvimento de um sistema de captação, armazenamento e utilização da energia. Para compreensão do correto funcionamento desses sistemas é necessário o conhecimento de diversas áreas da física, termodinâmica, eletricidade e ciências de materiais, que permitirá ao profissional optar por um sistema mais adequado as suas necessidades.
Objetivo:
Promover o estudo das aplicações dos princípios de hidrostática e calorimetria no sistema de captação e armazenamento de agua em uma residência, e o desenvolvimento de um sistema de aquecimento solar com materiais de baixo custo para essa residência.
Compreender a caracterização de um fluido em repouso, o conceito de pressão e sua aplicação no uso de um sistema de aquecimento solar.
Compreender e aplicar os princípios físicos em materiais e dispositivos comumente utilizados no cotidiano de profissionais da Engenharia.
Passo 1
Caracteristicas de um Fluido em Equilibrio Hidrostático.
São caracterizados como fluidos os líquidos e gases que escoa com maior ou menor facilidade, que depende da sua viscosidade.
Fluido é uma substância que não possui uma forma própria, ela assume o formato do recipiente, sendo que os gases ocupam todo o recipiente e os líquidos apresentam uma superfície livre.
O fluido está em equilíbrio hidrostático quando sua velocidade é nula, ou seja, se encontra em repouso com relação ao recipiente onde está contido e exercem sobre as paredes do recipiente uma pressão que é perpendicular à superfície sobre a qual atua.
A pressão é perpendicular em todas as direções e sentidos e aumentam conforme a profundidade do recipiente. Obtemos assim a seguinte equação: A unidade pelo SI para pressão é N/m² ou Pa (Pascal).
A pressão entre dois