RAFAELLA
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
4 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
1. INTRODUÇÃO
O seguinte trabalho nos mostra a importância da criatividade, onde se constitui na educação e atualidade, principalmente, pela sociedade compreender novas competências ao indivíduo em formação, dentre elas, a competência criativa de ser e atuar no mundo e suas relações com as tecnologias e o mundo do trabalho.
Assim sendo, este trabalho tem o objetivo de refletir junto com as leituras do artigo sobre as influências do processo criativo nas práticas educativas escolares no âmbito da formação docente.
Pois falar de criatividade passou a estar muito presente no nosso dia-a-dia. Em nenhum momento se falou tanto em ser criativo como atualmente. Mas muito se fala e pouco se sabe pouco se motiva ou se desenvolve.
É muito comum notar que os educadores relacionam criatividade com originalidade, restringindo desta forma os recursos pra motivá-la em sala de aula. De fato, para sermos criativos, é necessário originalidade, mas ela sozinha, não é suficiente para motivação dos educandos. Ela envolve entre outras coisas, a independência, a personalidade, a curiosidade, a imaginação, o comprometimento, a perseverança nas tarefas, ser aberto ao novo, não ter medo de arriscar e errar, além do que, a criatividade também sofre influência de fatores externos, tanto que as pessoas criativas podem ser reconhecidas pela forma como pensam, por seus valores, temperamento e motivações.
Como questão central do trabalho individual foi lido um artigo “O professor e a formação docente: a criatividade e as crenças educativas onde estão?” e um livro “Criatividade e Processos de Criação” para melhor entendimento sobre o tema criatividade.
2. DESENVOLVIMENTO
O presente trabalho descreve características do professor de um ambiente que facilita a criatividade no contexto escolar com embasamento nas leituras do artigo “O professor