Para Corrigir
SERVIÇO SOCIAL ana paula de moura SANTOS
família e trabalho na reestruturação produtiva
Itamaraju-BA
2015
ana paula de moura santos
família e trabalho na reestruturação produtiva
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Fundamentos; Sociologia; Ciências Políticas e Filosofia.
Profs. Rosane; Sérgio; Wilson e Adir.
Itamaraju-BA
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
DESENVOLVIMENTO: A Divisão Social do trabalho 5
As relações familiares na contemporaneidade 6
Mulher, mercado de trabalho e as configurações familiares do século XX 7
CONSIDERAÇÕES FINAIS 8
REFERÊNCIAS 9
INTRODUÇÃO
A família e o trabalho sempre estiveram ligados durante a sua existência. A importância da família para a constante construção da sociedade dentre os primórdios a participação para a construção de uma sociedade que foi da tradicional para a industrial.
Tanto a sociedade quanto a família passaram por transformações, pois estão entre laçadas a família contribuindo com a formação do cidadão e a sociedade para adicionar os ideais trazidos destes novos cidadãos que nem sempre foram bem aceitos. Já que a mudança da sociedade sempre esteve também interligada a vários fatores incluindo a família como gerador de novos cidadãos e novos ideais.
A autonomia dos componentes pela busca da renda familiar e do bem estar através do trabalho que por várias décadas não era algo satisfatório pelo descaso com seus funcionários e o governo pecando com má gestão com os serviços e recursos públicos. Com a autonomia familiar, a mulher no mercado de trabalho e a sua desvalorização na sociedade empregada por uma doutrina tradicionalista. O sexo feminino como a liderança hierárquica da família, nos tempos modernos tentando conciliar o seu tempo com trabalho, casa, filhos e o marido.
A influência ao longo dos anos faz com que a sociedade