Radionovela e o advento da TV no Brasil
No início da década de 60 o alto custo de produção e o crescimento da televisão culminaram numa migração da verba publicitária para este novo veículo de comunicação. Isso fez com que o gênero radionovela perdesse espaço e ao longo da década algumas rádios mantinham horários de radionovelas ou de programas de rádio teatro. Mas na década de 70 mesmo com tentativas de reativá-las o gênero acabou desaparecendo e assim as radionovelas foram adaptadas para a televisão e algumas radionovelas que ainda existiam nas cidades do sul aos poucos foram saindo do ar devido às adaptações feitas para a televisão.
Fonte:( http://pt.wikipedia.org/wiki/Radionovela)
O advento da televisão...
Na década de 50 houve acesso a um sinal aberto após a inauguração da TV Tupi pelo jornalista Assis Chateubriand e esta primeira transmissão aconteceu no saguão do “Diários Associados”, de propriedade de Chateaubriand. Uma curiosidade é que foi necessário que o jornalista importasse cerca de 200 aparelhos de TV para que os programas da emissora fossem assistidos já que no país não havia consumo de larga escala de televisores. Fonte:(Sie www.brasilescola.com/Breve História da Televisão)
O crescimento da televisão no Brasil ganhou grande aporte financeiro quando durante a ditadura o regime militar viu neste veículo uma grande arma pra fazer valer seus interesses e com isso a televisão brasileira se beneficiava e se desenvolvia. A TV se transformou em símbolo de status por isso mesmo as famílias de baixa renda faziam o possível para comprar um aparelho possibilitando uma maior valorização de seus anunciantes o que fez a migração também dos artistas das rádio para a televisão.
Fonte: (Revista Anagrama – Revista Interdisciplinar da Graduação Ano 2 - Edição 1 – Setembro-Novembro/2008)