historia do radio
História do rádio no mundo e no Brasil
1892 - Primeiras experiências de radiodifusão no Brasil. Pe. Roberto Landell de Moura, transmitiu e recebeu a palavra humana através do espaço.
1894 - Aos 20 anos de idade, Guglielmo Marconi montou um aparelho na fazenda de seu pai. Com este aparelho, enviou e recebeu sinais através de ondas elétricas.
1894 - A experiência de Landell de Moura foi repetida na Capital de São Paulo. A demonstração foi feita do alto da avenida Paulista para o alto de Santana, numa distância aproximada de oito quilômetros em linha reta.
1895 - Guglielmo Marconi construiu um sistema prático de telegrafia sem fio.
1896 - Marconi patenteou seu telégrafo na Inglaterra. Um aparelho que permitia a transmissão de mensagens telegráficas a distância, sem a utilização de fios.
1900 - O governo brasileiro concedeu ao Pe. Roberto Landell de Moura, a patente de número 3.279 para "um aparelho apropriado à transmissão da palavra a distância, com ou sem fios, através do espaço, da terra e da água.".
1901 - Marconi realizou a primeira transmissão transatlântica sem fio de sinais telegráficos, no dia 12 de outubro.
1906 - Primeira transmissão radiofônica do mundo é feita nos Estados Unidos.
1908 - Lee de Forest realizou do alto da torre Eiffel uma emissão ouvida nos postos militares da região e até por um técnico em Marselha. Um ano depois, a voz do tenor Enrico Caruso era transmitida do Metropolitan Opera House.
1916 - Inauguração do jornalismo falado, nos EUA, com os boletins da eleição presidencial vencida por Woodrow Wilson.
1919 - Inauguração da primeira emissora popular de rádio em Roterdã, na Holanda.
- Criação da empresa americana de telecomunicações Radio Corporation of America (RCA).
1922 - Surgiu no dia 2 de novembro, a primeira emissora de rádio comercial do mundo, a WEAF de Nova Iorque, pertencente a Telephone and Telegraph Company.
1922 - Primeira transmissão radiofônica no Brasil, no Rio de Janeiro.
1923 -