A história do Rádio
CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL A HISTÓRIA DO RÁDIO: TÓPICOS IMPORTANTES
AGNES ECKERT, GABRIEL GREGO, JÉSSICA OLIVEIRA, PAULO HENRIQUE CARDOSO, RODRIGO COUTINHO E SIMONE FREIREPROFESSORA: VANESSA RIBEIRO
Estudos em Comunicação
Cabo Frio, Rio de Janeiro, Brasil2014
Resumo
A transmissão radiofônica é de suma importância para o entendimento do processo evolutivo das linguagens na Comunicação Social, pois foi o primeiro meio a se utilizar de ondas eletromagnéticas e toda a aparelhagem moderna para difundir informação. Visando contribuir para o entendimento da história do meio e da compreensão de como sua linguagem evoluiu para se tornar integrada às novas tecnologias da comunicação, este trabalho aborda o tema em aspectos como a história do desenvolvimento da aparelhagem de emissão e recepção das ondas, a história da comunicação radiofônica no país, o desenvolvimento do radiojornalismo, da publicidade e as alterações surgidas pela linguagem do Rádio, processo que ainda vem acontecendo, cada vez com maior intensidade.
História do Aparelho de Rádio: os primórdios da comunicação à distância
Os primórdios do que mais tarde se transformaria no rádio datam de 24 de maio de 1844, quando Samuel F.B. Morse enviou a primeira mensagem à distância, a frase “Que Deus seja louvado”, utilizando um telégrafo ligado por fios. O telégrafo é considerado, até hoje, o precursor da tecnologia do rádio no mundo.
Após passar pela incorporação de diversas tecnologias, inventadas por visionários ilustres como o alemão Siemens, o britânico Graham Bell e o americano Thomas Edison, o aparelho emissor de ondas eletromagnéticas e seus diversos componentes começaram a tomar a forma que se conhece atualmente.
No Brasil, o Padre Roberto Landell de Moura, engenheiro, considerado Patrono dos Radioamadores Brasileiros. realizou a primeira transmissão de palavra falada, sem fios, através de ondas eletromagnéticas em 1893 e, logo em