historia do rádio
1844
Samuel Finley Breese Morse foi um inventor, físico e pintor de retratos e cenas históricas estadunidense. Tornou-se mundialmente célebre pelas suas invenções: o código Morse e o telégrafo com fios, em 1844. Em 24 de Maio, a primeira mensagem à distância através do Telégrafo – aproximadamente 40 milhas.
A mensagem -“Que Deus seja louvado!" O Telégrafo através de fios e o Código Morse é o primeiro sistema de comunicação a longa distância que o mundo conheceu.
1850
Daniel Ruhmkoff, mecânico Alemão, constrói um aparelho de indução que transforma a baixa tensão de uma pilha em alta tensão. Foi utilizado como primeiro emissor de ondas eletromagnéticas.
1853
Julius Wilheim Gintl, físico australiano, demonstra que é possivel enviar através de uma linha telegráfica, várias mensagens simultaneamente.
1863
Em Cambridge, Inglaterra, James Clerck Maxwell, professor de física experimental, demonstrou teoricamente a provável existência das ondas eletromagnéticas, sem constatação prática.
Foi o primeiro a estabelecer o conceito fundamental de ondas eletromagnéticas por pura dedução matemática. Do seu trabalho resultaram em 1864 as Equações de Maxwell que indicavam a existência de ondas eletromagnéticas que mais tarde foram demonstradas em laboratório por Hertz.
Através destas equações, Maxwell demonstrava a velocidade da luz que estabeleceu em 3 x 1010cm/s. Maxwell acreditava que a luz era uma forma de radiação eletromagnética.
1865
Mahlon Loomis transmite mensagens telegráficas sem fios entre duas montanhas em Virgínia.
1867
Werner Siemens constroe o primeiro dínamo.
1875 - Surge o primeiro serviço permanente de notícias por cabo. No mesmo ano, Alexandre Graham Bell inventa o transdutor magnético, ou microfone.
1877 - Emile Bertiner torna o microfone um equipamento personificado e Thomas A. Edison registra som em cilindros. A primeira gravação - “Mary tem um pequeno cordeiro”.
1887
Heinrich Hertz prova a teoria de