Racismo a brasileira
CURSO DE DIREITO
ISRAEL BRITO
JOSILENE SIQUEIRA CONCEIÇÃO
MARCOS ZEQUIAS AMARO DE SOUSA MENDES
REFLEXÕES SOBRE O RACISMO NO BRASIL A LUZ DA OBRA “ RACISMO ‘À BRASILEIRA’” DE LILIA MORITZ
]
BELÉM
2013
ISRAEL BRITO
JOSILENE SIQUEIRA CONCEIÇÃO
MARCOS ZEQUIAS AMARO DE SOUSA MENDES
REFLEXÕES SOBRE O RACISMO NO BRASIL A LUZ DA OBRA “ RACISMO ‘À BRASILEIRA’” DE LILIA MORITZ
Trabalho apresentado às disciplinas Metodologia Científica e Antropologia, como requisito parcial para obtenção de nota na 2ª avaliação regimental.
Prof. Me Regis José da cunha Guedes
Prof. Me. Milton Ribeiro
BELÉM
2013
RESUMO
Este trabalho tem por objetivo trazer reflexões sobre a obra intitulada “Racismo ‘à brasileira’”, da antropóloga brasileira doutora Lilia Moritz Schwarcz. Pois, consideramos muito pertinente e atual as discussões contida na citada obra. Inclusive a percepção do desenvolvimento do racismo como traço marcante da formação da sociedade brasileira e que até hoje faz parte da identidade do povo brasileiro. Sendo que esse racismo é dissimulado e perverso e como sugere a antropóloga não pode ser estudado sem se debruçar na história do povo brasileiro e entender como o processo de difusão cultural que torna possível o repasse dos valores absorvidos pela sociedade. Além disso, o trabalho também enfoca o resultado das pesquisas realizadas pelas instituições e que trazem à tona o quanto esse racismo tácito se faz presente de forma ainda latente, derrubando portanto o mito da harmonia racial e da convivência pacífica das raças no solo brasileiro.
Palavras-chave: Racismo, Difusão Cultural, Identidade, Povo Brasileiro.
SUMÁRIO
RESUMO 3 I - INTRODUÇÃO 5 II - REFERENCIAL TEÓRICO 6 III- METODOLOGIA 7 VI- APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS 7 V- CONSIDERAÇÕES FINAIS 9 REFERÊNCIAS 10
I - INTRODUÇÃO
A obra da antropóloga Lilia Schwarcz trás uma série informações sobre a história do racismo no