racismo a brasileira
1) O resumo das idéias do autor...
Os conflitos étnicos se desenvolvem também na estrutura simbólico-ideológica das culturas nas quais eles estão inseridos. E é nesse plano que se formam e se solidificam preconceitos e estereótipos em relação ao outro. (pg:266)
Muitos estereótipos tem surgido sobre a "raça negra" através do futebol. (pg:266)
Muitos jogadores negros tem sua imagem associada a de um macaco, e são provocados nos jogos com sons, símbolos e onomatopéias que lembram tal animal. (pgs:266 e 267)
"Os significados sobre a 'raça negra' foram simbolicamente construídos e se internalizaram na cultura brasileira. Tais significados, passaram a ser compartilhados e vivenciados nas relações cotidianas dos brasileiros. " (pg:269)
"Cada sociedade é, ao mesmo tempo, escrava e senhora do sistema classificatório que preside sua existência. " (pg:269)
O preconceito racial contra os negros surge não no contato com o negro, mas sim, quando assimilamos opiniões existentes sobre os negros. (pg:270)
" A reiteração das ofensas que rememoram os estereótipos do binômio 'negro-macaco' remete a um período em que a hierarquia das raças era tratada como natural. "(pg:271)
A identificação da " raça negra" com macacos remete a uma suposta ancestrabilidade: os seres humanos teriam evoluído de macacos a homus sapiens (homens inteligentes) . Há quem diga que a "raça negra" ainda não teria atingido essa condição superior. (pg:273)
"...para seres humanos, a 'raça' que existe é apenas uma: a humana. O que há são etnias, e isto revela como no Brasil, 'raça' e 'cor' são termos intercambiáveis, " (pg:274)
"...no Brasil, 'raça', além de uma 'definição nacional' ,é também um atributo sobre o 'outro' acionado e lembrado em momentos especiais porque é um conceito carregado de ideologia, projetos de dominação e relações de poder..."(pg:275)
As representações hegemônicas sobre os negros, sugerem que eles seriam desprovidos de inteligência e racionalidade,