Racionalização do trabalho
Curso: Engenharia de Produção Mecânica
Professor: Joab Francisco de Souza
Disciplina:. Racionalização do Trabalho
Aluno: Flávio Ricardo Tedesco RA: A568HI7
Unid.: Sorocaba
Turma:EP6P17
Período:. Noturno
Sala: A23
Introdução: UPC Fábrica de Tijolos Ecológicos
1- Historico
A UPC Fábrica de Tijolos Ecológicos existe desde 2000 criada através da criação de uma ONG pela comunidade e teve início do programa “Construção com Tijolos Ecológicos”,formado pelo projeto “Casas com Dignidade” e “Aquecedor Solar de Baixo Custo “.
A sede da Fabrica é totalmente construída com tijolos ecológicos e na ocasião de sua construção os 60 mil tijolos foram feitos em máquina manual.
Além da construção da sede, a ONG, em parceria com a Caixa Econômica Federal e Prefeitura Municipal de Uberlândia, construiu em regime de mutirão, 50 casas populares no Residencial Campo Alegre, em Uberlândia-MG, pela qual foram produzidos, pela própria comunidade integrante da ONG, mais de 500 mil tijolos.
2- Mercado de atuação
O mercado para as fábricas de tijolos ecológicos acompanha o aquecimento do mercado de construção civil e o mercado de habitações populares, pois muitos tijolos são produzidos nas obras de cooperativas habitacionais. Então a demanda do produto é crescente tanto quanto a demanda por novas habitações que surgem a cada dia.
Outro fator que faz com que a produção e utilização de tijolos ecológicos seja de produção e comercialização viável é o fato de que os tijolos podem ser fabricados e armazenados no local em que funciona a obra.
Sendo assim a UPC Fábrica de Tijolos Ecológicos tem sua situação produtiva e financeira estável e tem como principal objetivo promover a geração de trabalho e renda por meio da produção e comercialização de Tijolos Ecológicos.
3- Capacidade produtiva
A UPC tem capacidade produtiva de 20 mil tijolos produzidos mensais e